A IBM anunciou hoje que roubou o primeiro lugar da lista dos "top 500 supercomputadores do mundo com o seu Sequoia. O computador será usado pela NNSA, o braço do governo americano responsável pela segurança nuclear dos Estados Unidos, é capaz de 16,32 petaflops ou mais de 16 quatrilhões de cálculos por segundo.

A NNSA disse que planeja usar o supercomputador para criar simulações que permitem entender de forma mais abrangente o desempenho de armas e propriedades de materiais em casos de pressão e temperaturas extremas. Nos seus componentes o Sequoia usa arquitetura Blue Gene/Q, tem 1,6 milhão de núcleos de processamento e 1,6 petabyte de memória RAM.

O computador marca o retorno de um equipamento norte-americano na lista dos 500 supercomputdores mais poderosos do mundo, que antes era dominado por empresas orientais. O nome que ocupava a posição até então era o HPC Fx10 da Fujitsu, que tem poder de processamento de 10,51 petaflops.

Mesmo que a IBM tenha roubado o lugar da Fujitsu ela pode perder a colocação em breve e para a mesma empresa. A Fujitsu já anunciou que um novo supercomputador com capacidade para 23,2 petaflops está em desenvolvimento e deve ser comercializado ainda esse ano.

Fonte: TechTudo

(Nenhuma avaliação para esta página.)

Avalie esta página!

IBM anuncia que tem o computador mais poderoso do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *