A empresa espanhola iPavement desenvolveu um sistema de blocos que, ao serem instalados no chão, oferecem conexão sem fio aos pedestres e automóveis que passam sobre eles. Assim, a calçada onde você caminha permite que você se conecte à Internet da rua e ainda receba informações e dicas sobre a cidade. Foi o que aconteceu em Madri, na Espanha, a primeira localidade a receber a calçada inteligente.

Blocos do iPavement oferecem Wi-Fi para quem passa na rua (Foto: Divulgação)

Os blocos do iPavement medem 40×40 cm, pesam em média 24 kg e são feitos de carbonato de cálcio. Segundo os desenvolvedores, o material é resistente o suficiente para ser utilizado em ambientes de tráfego intenso sem interferir na propagação do sinal. Além disso, se preocupando com a assebilidade, a empresa oferece dois modelos de blocos: um liso e outro com ranhuras, para facilitar o deslocamento de deficientes visuais.

Lista de aplicativos disponível no iPavement (Foto: Divulgação)

Aplicativos

Funcionando a partir do sistema operacional Viacities, o iPavement possui alguns aplicativos que ajudam a melhorar a experiência dos turistas ou de quem passa pelos locais servidos com a tecnologia. Os apps Via Maps, Via Sound, Via Book, Via Coupons e Analytics iPavement oferecem informações sobre concertos, shows, bibliotecas e livrarias pela cidade, além de alertar para descontos em lojas da região. Para completar, além de fornecerem a conexão Wi-Fi, os blocos inteligentes ainda enviam informações via Bluetooth sobre atrativos turísticos, agenda de shows e anúncios.

Ainda em fase de testes, o iPavement pode chegar a mais cidades em junho. Para conhecer um pouco mais sobre o conceito da calçada inteligente, assista ao vídeo de apresentação do produto e como ele se integrou à rotina dos espanhóis.

Fonte: Tech Tudo

(Nenhuma avaliação para esta página.)

Avalie esta página!

iPavement: Wi-Fi direto da calçada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *