Em um evento cercado de mistérios, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) oSurface, sua própria linha de PCs-tablet com Windows 8 e hardware assinado pela companhia. Ainda sem preço e data de lançamento, os dois modelos apresentados possuem tela sensível ao toque de 10,6 polegadas, tecnologia contra arranhões Gorilla Glass e apenas 9,3 milímetros de espessura.

Os aparelhos foram apresentados por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, que explicou antes do lançamento como a empresa investiu em hardware nesses anos. Em exemplo, Ballmer citou o lançamento do mouse na época do Windows 1. "Sempre foi claro para nós que o que nosso software pode fazer nos obrigava a usar a capacidade do hardware até onde, às vezes, os nossos parceiros não tinha nem sequer imaginado", declarou o CEO da Microsoft antes de apresentar o tablet.

 

Sob o nome "Surface", a linha é composta por dois dispositivos: um com Windows 8 Pro, alimentado pelo processador Ive Bridge Intel de 22nm "para uma completa experiência do Windows"; e outro comWindows RT, uma versão do sistema para processadores ARM (usados em tablets e smartphones).

 

 

Na versão com processador Intel, o Surfaceroda o Windows 8 completo, sem limitações. Nas demonstrações a empresa revelou aplicações como o Microsoft Word, funcional sob a tela sensível ao toque, e uma versão do Netflix própria ao sistema.

 

Ambos são revestidos por um case de magnésio, em metal líquido, e graças a esta tecnologia de fabricação os tablets são super resistentes e leves. O modelo RT tem apenas 9,3 milímetros de espessura e 676 gramas. Já o Pro é um pouco mais robusto, com 903 gramas e 13,5 milímetros de espessura.

"Assim como nós reinventamos o Windows, nós tivemos nossa visão sobre o que poderia ser um tablet", disse o presidente da divisão Windows e Windows Live, Steven Sinofsky, durante a apresentação.

Um dos grandes diferenciais da linha Surface é o fato de eles terem o seu próprio suporte integrado ao chassi, o que chamaram de Kickstand. Mas vários outros acessórios e demonstrações encantaram os olhos dos presentes. O primeiro, o Microsoft Surface Touch Cover, é uma espécie de SmartCover, e assim como o iPad, ela é conectada magneticamente ao Surface. O Touch Cover tem apenas 3 milímetros de espessura e serve, ao mesmo tempo, como teclado e capa protetora, trazendo um teclado QWERT completo e funcional com, inclusive, um touchpad com suporte a múltiplos toques.

Semelhante ao primeiro, a Microsoft lançou também uma versão "física" da Cover, chamada de Type Cover. Nela, o teclado é semelhante às dos notebooks, com teclas ergonomicamente mais confortáveis para trabalhos e aplicações robustas.

Além das capas, a Microsoft demonstrou também uma espécie de caneta Stylus de alta precisão, que utiliza um sensor dedicado para o seu reconhecimento (o que, na prática, possibilita que você use a caneta ao mesmo tempo que faça comendos em toque, e que o tablet reconheça cada comando apropriadamente.

Segundo a Microsoft, o modelo Surface RT será lançado junto com o Windows 8, previsto para ser apresentado em outubro (ainda não há confirmação oficial da empresa). Já a versão Pro chegará ao mercado apenas três meses depois, possivelmente em janeiro. A empresa não revelou seus preços, mas disse que a informação será divulgada próximo do lançamento. Analistas especulam que o preço seja compatível com as ofertas atuais de tablets (no Brasil, entre R$ 1.200 e 2.000) e ultrabooks Intel (cerca de R$ 3.800).

Entenda a diferença entre os modelos:

MICROSOFT SURFACE
MICROSOFT SURFACE PRO
Sistema
Windows RT Windows 8 Pro
Peso
676 gramas 903 gramas
Espessura
9,3 milímetros 13,5 milímetros
Tela
HD (720p) 10,6 polegadas ClearType FullHD (1080p) 10,6 polegadas ClearType
Conectores
USB 2.0, microSD, Micro HD Video, 2x2 MIMO antennae USB 3.0, microSDXC, Mini DisplayPort Video, 2x2 MIMO antennae
Ferramentas
Office Home & Student 2013 RT, Touch Cover, Type Cover Touch Cover, Type Cover, Pen with Palm Block
Memória interna
32 GB e 64 GB 64 GB e 128 GB

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dpzu3HM2CIo

(Nenhuma avaliação para esta página.)

Avalie esta página!

Microsoft lança Surface: com Windows 8, o tablet já é o maior concorrente do iPad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *