Superaquecimento de Notebook

Superaquecimento de Notebook

Os usuários sabem o quão chato é o quando ocorre um Superaquecimento no notebook. De fato, o superaquecimento é um dos maiores problemas do notebook, pois os componentes ficam em um espaço muito pequeno e a área de refrigeração é muito limitada.

As consequências do superaquecimento são:

  • O notebook desliga sozinho. Sem aviso prévio, o superaquecimento faz com que o notebook desligue sozinho e o usuário perca todos os dados não salvos.
  • A velocidade do processador diminui. O processador fica lento, pois o calor atrapalha muito no processamento dos dados.
  • Superaquece uma parte do chipset. Se acontecer um superaquecimento em uma parte do chipset é possível que algumas funções de hardware sejam perdidas para sempre.

Existem casos que o superaquecimento danifica algum componente da placa mãe e o mesmo só pode ser reparado fazendo o conserto o notebook.

Alguns notebooks possuem um Superaquecimento acima do normal, possivelmente devido a algum erro de projeto, ao invés da fonte desligar automaticamente ao atingir determinada temperatura, ela mantém o notebook funcionando até desligar devido a inutilização de algum componente, em outras palavras de fácil compreensão, ele funciona até queimar o notebook.

Após um ano de uso, os componentes responsáveis pelo arrefecimento ficam sujos perdendo a função de refrigeração. E será extremamente necessário um compressor de ar para fazer a limpeza. Caso não saiba como limpar o notebook, contate uma assistência técnica em notebook e peça que faça a limpeza de seu notebook.

Quando é possível notar que o há um problema no cooler do Notebook, como por exemplo, barulho forte ou estranho(estalos), ou ele não venta direito, é necessário abrir o aparelho e resolver o problema no cooler do notebook, e se necessário, consertar o notebook.

Aquecimento de Notebook

Dicas para evitar o superaquecimento do Notebook

  1. Evitar de usar notebook em cima da cama, sofá, de plásticos e até o próprio colo para evitar tapar as entradas por onde o ar circula. Uma vez em que o ar não possa circular e não há por onde o ar quente sair, o superaquecimento do notebook é inevitável. uma ideia é colocar um suporte em baixo do notebook para melhorar aumentar a área por onde o ar possa circular.
  2. Se possível, evitar de usar o sistema operacional Windows Vista, pois este consome muitos recursos do sistema aumentado o processamento e consequentemente maior consumo de bateria e maior temperatura.
  3. Evitar de usar o notebook em ambientes com bastante poeira. A quantidade de poeira que o notebook acumula internamente em poucos meses, dependendo do ambiente em que o notebook se encontra é surpreendente.
  4. Levar o notebook até uma assistência técnica pelo menos uma vez por ano para uma manutenção preventiva e uma limpeza do notebook.

Fonte: Blogpaedia e DSystem News

(Nenhuma avaliação para esta página.)

Avalie esta página!

conheça os problemas do Superaquecimento do Notebook saiba como Evitá-los

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *